Equipe do Grupo Auge participa do 11º Logo Ali Adventure

Manhumirim sediou no último domingo, 28/02, a 11.ª edição do Logo Ali Adventure que foi realizado no Parque Municipal do Sagui com provas de Trekking e de Mountain Bike tendo participação de dezenas de pessoas de várias partes da região.

Uma equipe de Mutum com nove pessoas representando o Grupo Auge de Montanhismo participou da prova de trekking de regularidade ou enduro a pé, passando por inúmeras trilhas do Parque, permitindo a contemplação da grande riqueza natural do local. A prova incluiu algumas dinâmicas ressaltando a preservação ambiental e informações acerca do trabalho desenvolvido pela equipe gestora do parque, parceiros e voluntários.

Carmélio Celestino e Karone Marllus

Organizado pelo turismólogo Carmélio Celestino, o Logo Ali Adventure é um evento itinerante e prestigia principalmente localidades de municípios pertencentes ao Circuito Turístico Pico da Bandeira. Segundo Carmélio, entre os objetivos estão a divulgação das potencialidades turísticas e esportivas da região, a promoção de um estilo de vida mais saudável e o cuidado com o meio ambiente.

Membro do Grupo Auge, Karone Marllus, que já participou de outras edições do Logo Ali, falou da importância da realização desses eventos. “As belezas naturais da nossa região favorecem muito a prática de esportes radicais, o ecoturismo, o turismo rural e tudo isso alinhado a educação ambiental e outros projetos e ações visando o progresso sustentável dos municípios.”, destacou.




Equipe de Mutum

Rapel
Além do trekking e do moutain bike, o evento teve palestras, rapel e, no encerramento, distribuição de brindes para os participantes. Esta 11.ª edição teve o apoio especial da Prefeitura de Manhumirim e o patrocínio do comércio local.
Mountain Bike

A equipe do Grupo Auge de Mutum contou com o patrocínio da Infocenterdo site  MutumOnline.com, de Regina Festas e com o apoio institucional do Grupo Gênesis.

TREKKING

Na prova de trekking de regularidade (enduro a pé) as equipes devem cumprir um percurso pré-determinado pelos organizadores em um tempo também pré-determinado. É uma prova de orientação e regularidade onde são fornecidas em uma planilha as distâncias e as velocidades médias de trechos do percurso, permitindo que as equipes participantes possam calcular os tempos com exatidão em todos os pontos de referências. O esporte desenvolve nos participantes uma aprendizagem para o trabalho colaborativo e permite compartilhar conhecimentos num experimento real em um ambiente real.



PARQUE  DO  SAGUI
Criado em 1999, o Parque NaturalMunicipal do Sagui da Serra é um dos maiores parques municipais do estado de Minas Gerais com uma área total de 306 hectares. Situa-se no Córrego Caatinga, a 9 km da sede do município de Manhumirim, nas coordenadas 20⁰ 21’23,4” S e 42⁰00’42,4”W.

O Parque é administrado pela Prefeitura Municipal em parceria com a ONG Força Verde e possui 6 km de trilhas limpas e bem sinalizadas que permitem ao visitante caminhar em segurança no interior da floresta e admirar toda a exuberância da natureza com sua flora e fauna endêmicas da ameaçada Mata Atlântica.

O diretor do parque, Ralph Silveira, que também é dirigente da ONG Força Verde, falou dos trabalhos da entidade e das atividades permitidas nas dependências do parque. “Recebemos visitas de pessoas de várias regiões, principalmente estudantes e pesquisadores. Aqui é permitido realizar pesquisas, educação ambiental, caminhadas, contemplação, observação da fauna e flora, rapel, camping e voo livre.”, destacou.

A altitude da região varia entre 1000 a 1550 metros e uma das atrações mais interessantes é o nascer do sol e as lua, atrás da Serra do Caparaó e do Pico da Bandeira que proporcionam um espetáculo da natureza que pode ser observado da portaria do parque e a partir de mirantes em pontos mais altos.  



Premiação da prova de Trekking
Karone, Carmélio  e Ralpfh Silveira
  
Karone descendo 60m rapel

Trajeto do Mountain Bike 
Trajeto do Trekking

FOTOS:  Léo Gomes, Flávia Dias, Grupo Auge.

Saiba mais:   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas no Blog do Auge