
Os grupos Auge e Gênesis, com o apoio da ASSEM&CDL de Mutum, promoveram a primeira edição do INVEJADA TREKKING nos dias 16 e 17/07/11 na Pedra Invejada que fica no Córrego São Roque há 22 km da sede de Mutum (MG) com acesso pela rodovia MG-108.

A Pedra Invejada fica numa região de muitas montanhas, com vários picos com mais de mil metros de altitude. Em Mutum, além da Pedra Invejada que é o maior bloco compacto de puro granito da América do Sul e o principal cartão postal da cidade, as principais montanhas são a Pedra do Facão (Santa Elisa), Pedra do Gaspar (São Roque) e a Pedra Santa (Imbiruçu).

O evento incluiu uma caminhada ecológica por lindas trilhas, acampamento, escalada e rapel nos paredões da grande Invejável. Os montanhistas se dividiram em dois grupos, um que partiu de Mutum às sete horas e outro às quinze horas de sábado (16) de automóvel até o Sítio do Sr. Adalmário (236 m do nível do mar) há 2 km da MG-108 por uma estrada de terra. Após duas horas de caminhada o grupo, com auxílio da mulinha “Moeda” chegou ao local de acampamento na propriedade do Sr. Juarez Lima (625 m) que recepcionou os montanhistas com grande satisfação. Até esse ponto, a subida é relativamente acessível para aventureiros menos experientes.
 |
Árvore centenária "mata-pau" |
Nesse desafio, motivação, superação, experiência e bom humor fizeram parte do trekking do Grupo que vislumbra atingir o cume da Pedra e ver esse maravilhoso patrimônio natural efetivamente preservado e explorado eco-turisticamente de forma sustentável.

A partir da base de acampamento (625 m) a subida já é mais exigente e demanda mais preparo dos que se embrenham pelos caminhos invejáveis. Passar pelos desafios como as trilhas na mata fechada, entre samambaias e bromélias gigantes, terrenos escorregadios, nascentes e pelas cristas que levam até os pontos mais altos é uma beleza que precisa ser registrada. Acampar lá nos dá a sensação proximidade com Deus. “Tivemos a oportunidade de apreciar em noite clara de Lua Cheia o céu estrelado sem sinais de civilização. É realmente uma coisa sem descrição. Um final de semana sem dúvida para ficar na história de qualquer aventureiro, vencer seus limites individuais é pura superação.”, afirmou Genilson Tadeu.
 |
Pedra Potiaguda |
Os trekkers partiram no domingo (17) por volta das seis horas rumo aos pontos mais altos da Pedra. Grande parte do caminho foi tomada pela vegetação sendo necessário refazer as trilhas, o que exigiu muita disposição e aumentou o tempo previsto da chega ao mirante (1341 m) que fica entre a Pedra Ondulada e a Pedra Pontiaguda. O grupo chegou ao mirante (Crista) por volta das dez horas. Na oportunidade, os “calangos” Delvani e Tairone fixaram grampos entre o primeiro e segundo lance de escalada (1400 m). Lá de cima é possível avistar grande parte de Mutum, Santa Rita, Prata e outros povoados, Pedra do Facão, Pedra Santa e vários montes de Lajinha, Ipanema, Chalé e de cidades capixabas. Do alto, os montanhistas fizeram uma participação especial ao vivo na Rádio Cultura FM falando do evento.
 |
Rapel |
 |
Escalada |
De nível intenso, o bom condicionamento físico é importante, assim como os equipamentos adequados para o montanhismo. O guia Delvani Vieira lembra que “este desafio não é aconselhável para pessoas inexperientes por exigir atividade física intensa e mínimos conhecimentos acerca do montanhismo. Esta caminhada exige espírito de equipe, motivação e amor à natureza.”
Os aventureiros desfizeram o acampamento já anoitecendo e chegaram à base da Pedra por volta das dezenove horas, para o retorno à “civilização” após o grande sucesso da primeira edição do Invejada Trekking.

O grande objetivo desse evento é preservar o patrimônio ambiental, histórico e cultural desse lugar, incentivar o ecoturismo, a prática de esportes de aventura e consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconômico da região e, principalmente das populações que habitam o entorno da Pedra Invejada.
São diversas as opções de lazer e atividades potencialmente oferecidas aos que visitam a região da Pedra Invejada, tais como trekking, escalada, rapel, arvorismo, camping, cachoeiras e piscinas naturais, voo livre, observação da fauna e flora, artesanato e gastronomia regional, observatório astronômico, pesquisas, etc.
O I Invejada Trekking teve o patrocínio da CRS, Infocenter, Mercearia do Marcão, Posto Anacleto e Tim Agropecuária, empresas associadas à ASSEM&CDL de Mutum que contribuíram muito para o êxito da expedição que, contou também com o especial apoio do Sr. Adalmário e de Adilson (neto do Sr. Candinho), que proporcionaram importante suporte no transporte dos equipamentos e estacionamento dos automóveis, além da grandiosa hospitalidade do Sr. Juarez que se demonstra sempre maravilhado com esse pedaço de terra que Deus lhe confiou.
 |
Base da Pedra com o Sr. Adalmário |
 |
Montanhistas com o Sr. Juarez |
O Grupo Auge de Montanhismo pretende realizar o Invejada Trekking anualmente sempre no final de semana que antecede a Exposição Agropecuária de Mutum.
Veja mais informações e fotos do evento acessando:
www.aventureiros.mutumonline.com
"Dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas." (Émile Zola)
Foi uma pena não poder ir desta vez... Não conhecia o blog. Gostei!
ResponderExcluirTop mt show so quem ja foi sabe como é!
ResponderExcluir