Expedição do Rio José Pedro concluída.


Expedicionários chegaram em Mutum na tarde de sexta (20) e encerraram o evento no sábado (21) em Pocrane.
.
      A Expedição do Rio José Pedro que começou com a escalada do Pico da Bandeira no dia 17/04, no Parque Nacional do Caparaó, onde nasce o rio, teve seu encerramento neste sábado (21) na comunidade de Açaraí no município de Pocrane. 
      Organizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), a expedição percorreu todos os municípios banhados pelo Rio José Pedro, captando dados, amostras da água e mobilizando a comunidade acerca da preversação dos recursos hídricos  e o desenvolvimento sustentável da região. 
.
       Os expedicionários chegaram em Mutum na tarde de sexta-feira (20) instalando-se na Fazenda do Dr. Jorge no Distrito de Centenário na divisa com Pocrane. Na ocasião, um córrego que corta a propriedade foi batizado de "Córrego da Expedição".


       Na manhã de sábado (21), feriado de Tiradentes, parte da comitiva seguiu navegando pelo rio e outra por terra até Açaraí no município de Pocrane onde ocorreu o almoço e grande congraçamento, celebrando o fim da missão. 
Tairone e Tadeu nos caiaques.
      A equipe foi até a foz do José Pedro no Rio Manhuaçu que fica no encontro das divisas dos municípios de Pocrane, Aimorés e Santa Rita do Itueto. Um dos frutos da expedição será um diagnóstico, condensando os dados coletados sobre a realidade do curso d’água, envolvendo vários aspectos. 
.
Rapel na ponte do Panorama. Na foto: Karone e Marck (Lajinha)
      Membros dos Grupos Auge Gênesis, que estiveram presentes e atuantes juntamente com os demais expedicionários, realizou rapel em vários trechos do rio, em pontes, cachoeiras e também dando apoio junto ao Corpo de Bombeiros que acompanhou toda a descida. Os grupos mutuenses também tiveram papel fundamental no marco inicial da expedição escalando o Pico da Bandeira e instalando a placa alusiva ao início do evento na nascente do rio.


.
André, Léo Gomes, Karone, Marck, Ramon, Edimar
Sd Bombeiro Morosini e Tairone.
       Participaram das atividades em Mutum até a foz os mutuenses  André Rodrigues (Gênesis), Edimar Lourenço (Gênesis), Genilson Tadeu (Gênesis/IMA), Karone Marllus (Auge/Gênesis/ASSEM&CDL), Leonardo Gomes (Gênesis/site Mutum Online), Tairone Rocha (Gênesis), Ramon C.Ribeiro de Morais (UNOPAR), Shândler Corrêa (Gênesis/Secretaria Munic. Meio Ambiente), Stg.Boechat (PMMA-MG), Cb.Gláucio José (PMMA-MG), além da equipe de apoio do Município com motoristas, enfermeiros, etc. Enquanto instalada na cidade, os expedicionários também receberam visitas de autoridades e lideranças locais. 
       As parceiras com instituições de ensino, Prefeituras, entidades ambiantais e empresas como a COOCAFÉ – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – e SICOOB CREDICAF – Cooperativa de Crédito do Leste de Minas, foram fundamentais para disponibilização de recursos financeiros e humanos na preparação e execução dos trabalhos.





.
      Veja mais FOTOS da expedição clicando aqui.
      Saiba mais sobre as atividades dos CBHs mineiros clicando aqui.
.
NOTÍCIAS  RELACIONADAS : 

>>  Expedição percorre o rio José Pedro da nascente à foz  (Portal Realeza)

>>  CBH Manhuaçu planeja expedição do Rio José Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas no Blog do Auge